O uso do aplicativo no Brasil está ascensão. Estima-se que 120 milhões de brasileiros fazem uso da ferramenta, porém, infelizmente, uma onda de ataques vem se tornando cada vez mais frequentes. Estelionatários “sequestram o aplicativo” para pedir dinheiro aos contatos.
Diante dos relatos dos usuários o que se percebe que a modalidade de golpe vem sendo alterada.
Os casos mais frequentes se apresentavam através da solicitação de códigos que haviam sido encaminhados para o aparelho para “confirmação de cadastro”, “participação de sorteios”, “agendamento de serviços”, “alterei meu número, salva esse que é o pessoal”.
Neste momento a vítima e seus contatos começavam a receber mensagens solicitando dinheiro emprestado.
Vale relembrar algumas informações muito importantes:
– Não passe para ninguém códigos que tenha recebido;
– Não clique em links sem que tenha de fato solicitado;
– Não deposite dinheiro sem confirmar a autenticidade do pedido (via chamada de voz);
– Ative a verificação em duas etapas;
Caso seja vítima do golpe:
– Registre imediatamente boletim de ocorrência;
– Avise os seus contatos acerca do ocorrido;
– Faça uma formatação no seu aparelho, reinstalando todos os aplicativos.
Em caso da perda do Whatsapp é possível solicitar o bloqueio de sua conta. Envie um email diretamente para o Whatsapp ([email protected]) informando que o seu Whatsapp foi “roubado”, inclua o número do seu telefone, em formato +55 0(XX)XXXXX-XXXX e solicite suporte. Atente-se ao prazo de recuperação do seu aplicativo com o número.
Preserve as suas informações pessoais e atente-se ao uso do aplicativo e demais serviços no seu aparelho.